sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Desenhos micológicos


Do passeio por Monsanto fiquei a saber que:




1. O reino dos fungos constitui um grupo com cerca de 1.500.000 espécies, que se caracteriza pela total ausência de clorofila. Não podem, por isso, fabricar o seu próprio alimento, por meio da fotossíntese, como fazem geralmente as outras espécies.

2. Os fungos dividem-se em 3 categorias:
- parasitas: atacam um hospedeiro vivo, acabando por mata-lo. Em alguns casos o parasita continua a alimentar-se do hospedeiro morto, tornando-se sapróbio.
- saprobiontes: decompõe matéria orgânica morta, como troncos, animais ou detritos, ajudando a repor os nutrientes no solo.
- simbiontes: vivem numa relação benéfica para ambos, fungo e hospedeiro. Desenvolvem uma ligação ao nível das raízes das plantas, contribuindo para a manutenção de uma floresta saudável.
(in: Ecofungos)
3. Nem com um guia na mão para ajudar a fazer uma identificação mais certeira, nem com o auxílio das mezinhas da avó para tirar teimas (se os ditos são comestíveis ou não), é aconselhável pensar no repasto que alguns destes belos exemplares dariam!

2 comentários:

Lucília Tibério disse...

Olá Catarina.
Estava a apreciar (muito) as tuas ilustraçoes e deparo-me com a tua questão sobre se "os ditos são comestíveis ou não"...
Respondo-te como me disse uma vez uma professora numa aula sobre fungos (comestíveis):
Os cogumelos são todos comestíveis... Alguns uma única vez...

Um abraço e continuação de belas ilustrações!
Luci

Cate disse...

:-DDD Pelo sim, pelo não, compro-os no Pingo Doce! No campo, só os desenho.